Esse é um copo cheio pra quem adora um pouco de história e cultura etílica. Porque sim, as bebidas contam e refletem muito o espírito do nosso tempo.

Então prepara um gin caprichado e mergulha nesses estilos:

1 - CLÁSSICOS
Quem deu início a toda a brincadeira…
Compreende os coquetéis criados até 1970. A característica principal desse estilo é a pouca quantidade de ingredientes, normalmente até quatro itens, devido a baixa gama de opções da época (principalmente antes de 1920).

As duas principais enciclopédias dessa geração são o clássico The Bartender’s Guide de 1876 e The Fine Art of Mixing Drinks de 1948.
Dentre os clássicos, se encontram o: Gin Hour, Gin Sling, Martini, entre outros.


2 - TIKI
Drinks Exóticos, canecas extravagantes e muitas flores.
Mais do que um estilo de coquetelaria, a cultura Tiki foi um movimento cultural que invadiu o mundo entre 1920 e 1960 na música, na arte, na decoração e na moda.

Uma mescla da cultura polinésia e havaiana, esse movimento criava em um mundo pós-guerra, a ideia de um paraíso ideal, de paz, repleto de coqueiros e hibiscos.

Na coquetelaria, o estilo é marcado por misturas tropicais e frutadas servidas nas extravagantes Tiki Mugs, decoradas com flores e muitas cores.


3 - MOLECULAR
A união entre ciência e mixologia

Inspirada na gastronomia molecular, o foco dessa corrente está nas técnicas diferentes para criar novos sabores, visuais, texturas e sensações e, claro, a preparação do drink como sendo um espetáculo à parte da experiência.

As técnicas são divididas em duas categorias:
Simples: Espumas, defumações, fat-washing, forragem e caramelização.

Complexas: Esferificação, congelamento com nitrogênio líquido, gelatinas e resfriamento com gelo seco.


4 - BATCHED
Hora da festa!!
A ideia dessa corrente é simples: descomplicar. Coquetéis pré-misturados em grande quantidade, prontos para servir.
Cheers!!


5 - CONTEMPORÂNEO
Com tantas opções de bares e ingredientes de qualidade, o que vale agora é a criatividade para criar experiências marcantes. Vale de tudo: apresentações divertidas, working flair, taças exóticas… Mas, claro, tudo acompanhado de ótimos coquetéis.

Deu pra ficar inspirado e com vontade de conhecer mais a fundo cada um destes estilos?