A bebida de nome absinto vem da erva absinto que, na verdade, se chama artemisia absinthium e era usada lá na Grécia Antiga, como medicamento (aliás como várias bebidas começaram) lá pelos idos do século XV; em grego é “apsinthion” e que significa intragável (parece que a erva não era muito apreciada mesmo).

Essa erva amarga era receitada por muitos médicos para vários males e era embebida em vinho, inicialmente. Talvez por ser usada para várias doenças, não se cita exatamente para quais doenças servia, acabou ficando conhecida como “o remédio para todas as doenças”.

O sabor do absinto que conhecemos é formado pela combinação de anis, losna e funcho. Assim foi criado e utilizado primeiramente como remédio pelo Dr. Pierre Ordinaire, um médico francês que morava em Couvet, na Suíça, por volta de 1792 ????

O absinto foi especialmente popular na França, sobretudo pela ligação aos artistas parisienses de finais do século XIX e princípios do século XX, até a sua proibição em 1915. Na Belle Epoque tornou-se a bebida da moda

Passado os anos e desmistificada a bebida, sofreu alguns ajustes de graduação alcoólica (inclusive aqui no Brasil) e aos poucos voltou a ser usada na coquetelaria, pelo seu sabor e também por sua bela cor.