A elegância de um clássico que virou pop. Conheça um pouco da história e curiosidades da bebida que virou a queridinha, aqui e no mundo. Abram alas, que o GIN quer passar.

O que é GIN?
O gin, à semelhança do whisky, é uma bebida alcoólica destilada que é feita à base de uma fruta chamada zimbro e de cereais neutros.

O processo pós-destilação é que confere as características específicas do sabor, do aroma, da textura e da cor da bebida. Assim que o gin é destilado, ele sai do alambique com elevado teor alcoólico, sendo, inclusive, considerado inapto para consumo.

Para que o teor alcoólico seja reduzido, é preciso adicionar água destilada à fórmula na etapa final, deixando a bebida pronta para apreciação.

A origem
Holanda, meados do século XVII, o médico Francisco De La Boe, procura uma fórmula simples e barata para um diurético a ser usado no tratamento de doenças renais, na faculdade de Leyden, em Amsterdã. No entanto, o preparado não chegou a transformar-se em medicamento e passou a ser apreciado por muitos degustadores de destilados, devido ao seu preço acessível e sabor intenso, ficando conhecido como o “Gin De La Boe”.

O Gin na Inglaterra
No exército, a bebida era muito apreciada pelos soldados britânicos e estes acabaram por levá-la para a sua terra natal.

Mais tarde, o sucesso deu-se com o incentivo da realeza que estimulou o povo a fabricar a bebida, já que eram potenciais produtores dos grãos de zimbro. O gin acabou por ser a solução para o mercado da época, uma vez que o rei autorizou a produção e a comercialização da bebida.

No início do século XVII, o gin era a principal bebida consumida na Inglaterra, tanto por nobres como pelos artesões e grande maioria do povo.

Curiosidades
A origem da palavra gin vem do francês geniève e do holandês genever, isto é, zimbro, em português.


O gin começou a ser usado como um diurético e como uma solução para dores de estômago.


Segue algumas matérias primas diferentes que podem servir de base para gin: trigo, maçã, uva, mel, melaço, batata, beterraba sacarina, soro do leite, cevada e painço.
Cada cultura faz da sua maneira.


A Rainha Elizabeth, todo dia antes do almoço, tem como costume beber um drink à base de Gin e Dubonnet, um vermouth tinto. Informação colhida através do Yeoman of the Cellar (algo como um guardião da rainha).