Com tantos anos de história, é fato que a Cachaça coleciona curiosidades, apaixonados e não apreciadores, como toda boa bebida de origem. É fato também que a Cachaça, em 2009, ganhou até dia para ser celebrada: o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) instituiu o dia 13 de setembro como o Dia da Cachaça.

É comum confundir aguardente e cachaça, mas não são a mesma bebida. Toda cachaça é uma aguardente, mas nem toda aguardente é uma cachaça.
A cachaça é um destilado 100% brasileiro que provém exclusivamente da cana-de-açúcar, tem alto teor alcoólico - entre 38% a 48% - e complexidade sensorial. É obtida através da destilação do mosto fermentado da cana e não tem adição de açúcares e extrato de sabores. Já a aguardente é obtida a partir da fermentação e destilação de vegetais doces. Por exemplo, a tequila é uma aguardente de agave.

Em um comparativo com as demais aguardentes, o rum é o parente mais próximo da nossa cachaça. Enquanto o rum é produzido a partir do melaço, o caldo cozido da cana, a cachaça é feita usando o suco fresco da cana, também chamado de garapa.
Desde 1996, aguardente para ser considera cachaça mesmo, só é e pode ser produzida no Brasil. Ela faz parte da nossa cultura, história e conquistas, a cachaça é a mais pura representação de Brasil.

Manda a tradição que a cachaça envelhecida seja consumida pura e a branca usada para fazer drinques (como a caipirinha) e é aí que a imaginação do brasileiro ganha destaque, inventando diversos drinques e variações da tradicional caipirinha com limão e açúcar.

A caipirinha, hoje, é conhecida mundialmente como uma bebida típica do Brasil, assim como a cachaça, mesmo tendo apenas 1% (em média) de toda cachaça produzida aqui exportada.

Outra mistura famosa e bem brasileira é a cachaça com café, principalmente as envelhecidas em madeira, pois combinam muito bem e proporcionam uma experiência sensorial incrível.

Diferente de todos os outros destilados no mundo, a CACHAÇA é o único que utiliza mais de 30 tipos de madeira para armazenamento e envelhecimento, criando sabores e cores totalmente diferentes umas das outras, fazendo assim com que cada uma tenha sua própria identidade e admiradores.