Com a chegada da Páscoa, falando apenas nas comilanças que a acompanham, é o momento do ano em que todo chocólatra entra em conflito. Comer logo tudo no final de semana ou levar longas semanas e até meses num degustar calmo e equilibrado diário.

Controles ou descontroles à parte, o sabido é: existem os que amam chocolate como a própria mãe, não, espera, nem é para tanto, e há aqueles que não vislumbram exatamente esta paixão arrebatadora.

O certo é que, sim, chocolate é um dos símbolos da Páscoa, que harmoniza perfeitamente com outro símbolo da data, o vinho.
Certo que nem todo vinho faz "jus" a harmonização. Mas há vinhos que descortinam uma gama de sabores tão extensa que provocam as mais adversas sensações, como: olhos espremidos e leves sonidos de prazer fugindo por entre os lábios.

Agora, não faremos de rogados aqueles, que desse deleite, não sentem exatamente um “frisson”. Para estes, uma receita de Páscoa, de harmonização, que não desmerece a data, que sim, faz brilhar o vinho e que brinda o casamento da simplicidade com a sofisticação. Vinda do Piemonte, a Panna Cotta faz brilhar o domingo Pascoal.

Panna Cotta com calda de vinho

.  500 ml creme de leite fresco
.  1/2 xícara (de chá) de leite
.  1 colher de sopa de gelatina em pó sem sabor
.  2 colheres (de sopa) de água
.  1 fava de baunilha ou 1/2 colher (de chá) de essência de baunilha
.  5 colheres (de sopa) rasas de açúcar

Para a calda

.  250 ml de vinho tinto seco
.  4 colheres (de sopa) rasas de açúcar
.  1 fava de baunilha ou ou 1/2 colher (de chá) de essência de baunilha
.  300 gramas de morangos
.  300 gramas de framboesas ou amoras

Modo de Preparo: coloque a água e a gelatina em pó sem sabor em uma pequena tigela e reserve. Leve ao fogo médio o creme de leite, o leite e o açúcar. Quando estiver praticamente para ferver, desligue. Se estiver usando a baunilha em fava, ela deve ir ao fogo junto com essa mistura, cortada no sentido do comprimento. Quando for retirar a fava, raspe as sementinhas antes de jogar a casca fora. Se estiver usando a baunilha em essência, acrescente-a somente depois de apagar o fogo. Com o fogo desligado, acrescente a gelatina que ficou amolecida na água. Separe as porções e leve para gelar por pelo menos 6 horas. Para preparar a calda, leve ao fogo o vinho e o açúcar, deixe ferver e espere até engrossar um pouco. Faça com a baunilha da mesma maneira que fez, durante o preparo da Panna Cotta: se for em fava, leve ao fogo cortada no sentido do comprimento e depois raspe as sementinhas. Se for em essência, acrescente-a somente no final.

Retire a calda do fogo. Adicione as frutas, mexa bem e espere chegar, naturalmente, à temperatura ambiente. Depois, guarde a calda na geladeira até o momento de ser servida.

Esta receita incrível veio do site Tintos&Tantos